X Cidades em Debate e o XX Seminário de Gestão Social

Aconteceu na última quinta-feira (22) no Auditório Beata Maria de Araújo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) o X Cidades em Debate e o XX Seminário de Gestão Social. O evento contou com a participação do Prof. Dr. Hermano Carvalho (UECE) coordenador do Laboratório de Gestão Inteligente de Cidades (LAGIC), da Profa. Dr. Claúdia Leitão (UECE) diretora do Observatório de Fortaleza: Governança Municipal e Políticas Públicas e do Prof. Dr. Antônio Miranda (UFC), coordenador Estadual da Plataforma Ceará 2050.

Nesta edição, discutiu-se o tema “Construindo Redes e Possibilidades de Conexão” no qual os debatedores apontaram os desafios de integrar o planejamento das cidades as demandas da população, bem como as vantagens de desenvolver estratégias que atendam a coletividade de forma participativa. Nesse sentido, apresentou-se as iniciativas do Observatório de Fortaleza, da Rede Interinstitucional de Estudos em Inovação e Gestão de Cidades (INOVACID) e a Plataforma Ceará 2050. Estas ações representam, dentre outras coisas, importantes espaços para o planejamento estratégico no Estado do Ceará, seja originado em proporções locais ou em dimensão estadual.
O evento também tornou público o lançamento oficial do Laboratório de Estudos em Gestão de Cidades e Territórios (LACITE) pelo Prof. Dr. Raniere Moreira, coordenador do grupo.

O Laboratório passará a representar todas às iniciativas que atuam nas linhas de pesquisas sobre cidades e territórios na UFCA vinculados ao Curso de Administração Pública e Gestão Social que estão em curso, quais sejam: Projeto Cidades em Debate, Programa Observatório das Cidades do Cariri, Projeto de pesquisa sobre Arranjos Institucionais e Governança Urbana no âmbito da Região Metropolitana do Cariri e o Projeto de Monitoria – novas competências do gestor público e social contemporâneo: contribuições a partir da formação em Redes e Governança Pública.
Além disso, foi divulgado o site do Laboratório onde, é possível ter acesso a 1ª Edição do Boletim Informativo do Observatório das Cidades do Cariri, desenvolvido pelos bolsistas e parceiros do LACITE.

Confira as fotos do evento Clique Aqui