ISBN: 978- 65-88329-02-3

Orgs.: Francisco Raniere Moreira da Silva, Raquel de Oliveira Santos Lira,
Mariana Brito de Lima,
Jeová Torres Silva Júnior.

Apresentação
Discutir possibilidades de construção de outros modelos de cidade pautados na participação dos cidadãos e no delineamento de ações que contribuam para aprimorar as políticas públicas e facilitar a inclusão e o acesso aos serviços urbanos. Eis uma demanda urgente e frequentemente negligenciada ou postergada por diversos setores. Guiado por este sentimento, o I Simpósio de Gestão de Cidades elegeu como tema “Inovações Participativas e Direito à Cidade”. O evento foi realizado nos dias 31 de outubro e 01 de novembro de 2019. Dos dezenove trabalhos apresentados, na forma de pôsteres, na Mostra Científica e Tecnológica em Gestão de Cidades, onze foram qualificados para compor os anais do evento. Estes trabalhos abordam a cidade e a sua gestão, em diferentes escalas e perspectivas, a partir de quatro eixos temáticos, quais sejam: E1 – Arranjos Institucionais e Governança Metropolitana; E2 – Gestão Democrática de Cidades e Territórios; E3 – Cidades Inteligente, Desenvolvimento e novação; E4 – Políticas Públicas para as Cidades.

Orgs: Francisco Raniere Moreira da Silva, Ana Lívia da Silva dos Santos,
Érika Lizandra Alencar Pereira,
Marcos Danilo Estevam Sobreira,
Isabelle Almeida Ribeiro,
Jéssica Beatriz Pereira Lima,
Laís Guimarães Galvão,
Maykon Oliveira Monte,
Tatiana Cristina Dias Gama Nunes

Apresentação
O tema desta edição, Pandemia, Vulnerabilidades Urbanas e Gestão de Cidades, evoca a reflexão sobre o cenário atual e os desafios postos à
gestão das cidades no agora e no pós pandemia. A crise de escala global inaugurada com a pandemia de Covid-19 tem trazido à tona velhos e novos problemas e fragilidades do modelo de sociedade vigente, com rebatimentos diretos na dinâmica de funcionamento e de gestão das cidades. As consequências do contágio e os efeitos da pandemia não apenas reproduzem como ampliam desigualdades socioeconômicas e vulnerabilidades urbanas características das nossas cidades e do modelo de urbanização segregador. As condições de moradia, de saneamento, de acesso à saúde, a equipamentos e serviços básicos e a alternativas de trabalho e renda são determinantes de como a pandemia produz efeitos diferentes nos distintos espaços urbanos. Estes aspectos são reveladores da multidimensionalidade da crise e nos impelem ao debate e à reflexão crítica. O evento foi realizado entre os dias 07 e 08 de Outubro de 2020 de forma virtual.

Orgs: Francisco Raniere Moreira da Silva,
Jéssica Beatriz Pereira Lima,
Jéssica Gonçalves de Lima,
Tatiana Cristina Dias Nunes Gama,
Monieux Cavalcanti de Freitas,
Erika Lizandra Alencar Pereira,
José Cleiton Maciel Neto,
José Everson Ferreira da Silva