mapa-cariri

 

O projeto de pesquisa “Arranjos Institucionais de Gestão e Governança Urbana – uma análise da Região Metropolitana do Cariri” se insere no contexto de discussão da problemática urbana contemporânea e propõe uma análise do arranjo institucional configurado pela Região Metropolitana do Cariri (RMC) tendo em vista (1) caracterizá-lo em termos de estrutura e composição; (2) identificar as potencialidades e desafios da sua consolidação enquanto estratégia de desenvolvimento territorial e (3) verificar como se dá a interlocução dos poderes públicos com atores não-governamentais no trato das questões metropolitanas. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter exploratório-descritivo.

Como metrópole regional inserida em um contexto de desigualdades inter e intra-regionais e criada em um momento complexo, marcado por intensa crise fiscal e restrição de gastos e investimentos, a Região Metropolitana do Cariri enfrenta uma série de dificuldades à sua consolidação enquanto efetivo instrumento de desenvolvimento regional.

O fato de ser recém-criada abre caminhos também para a estruturação de arranjos inovadores de gestão e governança metropolitana, o que inaugura importantes possibilidades em termos de pesquisa e desenvolvimento. Some-se a isso o papel estratégico que pode ser assumido pela Universidade Federal do Cariri na produção de conhecimento e sistematização de informações sobre a RMC e na atuação junto aos poderes públicos para o fortalecimento da governança metropolitana. Para além da produção de conhecimento e contribuição às políticas públicas, convém destacar ainda que esta pesquisa está inserida em um conjunto articulado de ações desenvolvidas pelo Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA), na linha de Pesquisa Gestão do Desenvolvimento Territorial, que envolve outros projetos de ensino, extensão e cultura, contribuindo também para as disciplinas do curso de Administração Pública voltadas à discussão das cidades e território.

css.php